O Ensino Médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos aprofunda os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.

O currículo do Ensino Médio além dos conhecimentos gerais inclui uma Língua Estrangeira Moderna, Filosofia e Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do Ensino Médio. Como parte diversificada, a escola adota para as três séries o Inglês como Língua Estrangeira Moderna. Nas 2ª séries, os conhecimentos de Sociologia são desenvolvidos na Disciplina Educação para cidadania, projeto que contempla o estudo das leis básicas que constituem o Estado democrático, as que estabelecem os direitos e deveres dos cidadãos e dos governos e as leis que disciplinam a administração pública. O projeto ainda abrange temáticas desde o questionamento da cidadania negada – exclusão, acessibilidade e direitos humanos.

O curso conta com eventos realizados anualmente com o objetivo de recepcionar os novos alunos e integrar a comunidade escolar, o Show da Etec, com diversas apresentações artísticas, entre as quais grupos de danças, paródias, dublagens, apresentações musicais, vídeos, entre outras. O evento valoriza a expressão e a arte como instrumentos de desenvolvimento das habilidades perceptivas e da capacidade reflexiva na formação de uma consciência crítica do aluno.

A Semana da Saúde visa a informação e conscientização de hábitos saudáveis por meio de ações de prevenção às enfermidades e desequilíbrios, buscando a integração das dimensões físicas e psicológicas do ser humano. O evento conta com palestras voluntárias ministradas por especialistas na área da saúde, aulas, produções e apresentações voltadas a temas que abordam aspectos da vida saudável.

A Semana Científica e Cultural, evento aberto à comunidade, tem como temas situações-problemas da vida cotidiana, ligados à ciência, cultura e sociedade para proporcionar ao aluno e ao público uma reflexão sobre as possíveis soluções e intervenções sociais.

O aluno do Ensino Médio expõe os estudos realizados de forma interdisciplinar utilizando recursos audiovisuais, danças, apresentações musicais, expressões corporais, esquetes teatrais, exposições de produções artísticas, experimentos e explicações envolvendo a física e a química.

Além disso, são realizadas reuniões com os representantes de classe, grêmio estudantil, pais e mestres, visitas e viagens culturais, palestras para orientação profissional, atendimento individualizado, processo seletivo para o ingresso de alunos para possíveis desistências.