Habilitação profissional

O TÉCNICO EM MARKETING é o profissional ético que colabora na elaboração do plano de marketing da empresa, de acordo com seu ramo ou porte, tendo a competência aliada ao domínio técnico e no planejamento e implementação de ações de vendas e ações de mercado. Executa tarefa de análise das vendas, preços e produtos.

Operacionaliza as políticas de comunicação da empresa: fidelização de clientes, relação com fornecedores ou outras entidades. Operacionaliza políticas de apresentação dos produtos no ponto de venda.

Executa o controle, estatísticas e operações de telemarketing. Participa na elaboração e na realização de estudos de mercado, interpreta e aplica a legislação da área.

Mercado de trabalho

Instituições públicas; privadas e do terceiro setor; comércio; empresas de consultoria e de forma autônoma.

Grade curricular

O curso de TÉCNICO EM MARKETING é composto por três módulos.

O MÓDULO I não oferece terminalidade e será destinado à construção de um conjunto de competências que subsidiarão o desenvolvimento de competências mais complexas, previstas para os módulos subsequentes.

O aluno que cursar os MÓDULOS I e II concluirá a Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de ASSISTENTE DE VENDAS.

Ao completar os MÓDULOS I, II e III, o aluno receberá o Diploma de TÉCNICO EM MARKETING, desde que tenha concluído, também, o Ensino Médio.

Módulo I

  1. Introdução ao Marketing
  2. Legislação de Mercado
  3. Comunicação Mercadológica
  4. Comportamento do Consumidor
  5. Aplicativos Informatizados
  6. Gestão de Vendas I
  7. Pesquisa de Mercado
  8. Administração Financeira

Módulo II

  1. Gestão de Vendas II
  2. Técnicas de Informação e Comunicação Mercadológica
  3. Inglês Instrumental I
  4. Linguagem, Trabalho e Tecnologia
  5. Espanhol Instrumental I
  6. Estratégias de Marketing
  7. Informática Aplicada ao Marketing
  8. Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Marketing

Módulo III

  1. Canais de Distribuição
  2. Marketing Institucional
  3. Empreendedorismo
  4. Plano de Comunicação
  5. Ética e Cidadania Organizacional
  6. Espanhol Instrumental II
  7. Inglês Instrumental II
  8. Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Marketing